15 de fev. de 2013

Vanilla Sky

Hoje é, sem dúvida, um dos dias mais importantes do calendário de quem acompanha o blog. Hoje, este belo dia de sol forte e de flores que perfumam os caminhos, é o aniversário do dono das mãos que aqui vos escrevem atônitas, psicóticas e frenéticas. Hoje é meu aniversário! Seja educado e não pergunte quantos anos. E para ilustrar este marco anual mais que importante, meu presente-surpresa para mim é um dos (milhares de) filmes que encabeça a lista dos que tenho como favoritos.

Um profundo questionamento sobre ser, sobre realidade, sobre justiça e sobre caráter, remake em alto grau da produção espanhola Abre los Ojos, de Amenábar. Agradável atuação de Cruise, triângulado de forma explêndida com a periguete de Cameron e a guti-guti da Penélope. Eu assisti esse filme ainda criança e, mesmo sem entender muito daquilo que degustava, pude, pela primeira vez, fazer analogias a partir do que tinha visto. Pode parecer uma merda pra alguns, mas pra mim foi/é um marco (pessoal). Que também seja para quem cá está lendo.

Feliz cumpleaños para mim e tchau.

PS.: Desculpe o autoenximento de bola, também odeio isso.

_____________


Ano: 2001
Direção: Cameron Crowe
Roteiro: Cameron Crowe (adaptação); Alejandro Amenábar e Mateo Gil (original)
Elenco: Tom Cruise, Penélope Cruz, Cameron Diaz, Kurt Russell, Jason Lee, Johnny Galecki, Tilda Swinton
Duração: 137 min

David (Cruise) é um órfão multimilionário, herdeiro de um império editorial, desprendido de qualquer compromisso, para despeito da mulher com quem dorme (Diaz), e que possui tudo o que quer. Na noite de seu aniversário, ele conhece a mais nova conhecida de seu melhor amigo, Sofia (Cruz). E se apaixona. Contudo, sua ciumenta antiga amante desestabiliza sua vida quando, por não aceitar o rompimento de sua relação com ele, tenta suicidar-se e levá-lo junto, jogando o carro de uma ponte. David terá de redescobrir quem é e aprender a lidar com a realidade que não é bem a que escolheu.

Surpreendente obra baseada no filme original de Alejandro Amenábar, Abre los Ojos. Do diretor ganhador do Oscar 2001 por Quase Famosos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...