18 de jan. de 2013

Senhor dos Aneis - A Trilogia do Anel


6º dia do Festival de Trilogias do +Filmes
Definitivamente não poderia faltar num festival de séries cinematográficas uma obra tão importante quanto O Senhor dos Aneis - sem ou com acento Novo Acordo? -, pois além de arrebatar fãs ao redor do mundo, é tomada como umas das mais bem produzidas adaptações. Apesar de mudar inúmeros aspectos na hora de transformar o fantástico livro do John Tolkien em filme, Peter e sua equipe tiveram uma grandeza (até curiosa para alguém que tem Trash - Náusea Total no currículo) para conduzir o roteiro de forma original, sem perder a fantasia que já era conhecida da história. Ah, falar de Senhor dos Aneis é difícil, porque vão sobrar elogios e méritos e ficar repetindo todos eles é como cantar Preta Pretinha. Talvez até renda uma análise supimpa - que inclusive já estamos há muito tempo sem postar por aqui, né? -, mas isso pra depois. Fiquem por enquanto com essas preciosidades.

Harya alassë.
____________
A Sociedade do Anel
(The Fellowship of the Ring)

Ano: 2001
Direção: Peter Jackson
Roteiro: J.R.R. Tolkien (livro), Peter Jackson, Fran Walsh, Philippa Boyens
Elenco: Elijah Wood, Ian McKellen, Viggo Mortensen, Sean Astin, Liv Tyler, John Rhys-Davies, Orlando Bloom, Billy Boyd, Dominic Monaghan, Cate Blanchett, Christopher Lee, Hugo Weaving, Ian Holm, Sean Bean
Duração: 178 min

Numa época passada, em um lugar fantástico, conhecido como Terra-Média, mais precisamente no Condado, vive um hobbit - uma criatura pequena, de pés peludos e bochechas avermelhadas. Este hobbit, Frodo Bolseiro (Woods), acaba de receber de seu velho tio Bilbo (Holm) uma espécie de herança: uma relíquia mística nomeada de 'Um Anel'. Porém este presente deve ser destruído, pois contém, segundo a lenda, todo o poder do mundo concentrado em sua magia. Por isso, Frodo terá de atravessar o mundo para destruir este misterioso anel, antes que cáia nas mãos do mal. Ele contará com a ajuda de mais três amigos hobbits(Astin, Monaghan e Boyd), um elfo (Bloom), um anão (Rhys-Davies), dois humanos (Mortensen e Bean) e o grande mago Gandalf (McKellen), formando, assim, a Sociedade do Anel.

Produção postada como 28ª maior bilheteria de todos os tempos. Ganhadora de quatro Oscars 2002 (Melhor Maquiagem, Efeitos Visuais, Fotografia, Trilha Sonora e Ator Coadjuvante - para Ian McKellen), entre as onze categorias indicadas.



____________
As Duas Torres
(The Two Towers)

Ano: 2002
Direção: Peter Jackson
Roteiro: J.R.R. Tolkien (livro), Peter Jackson, Fran Walsh, Philippa Boyens, Stephen Sinclair
Elenco: Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen, Dominic Monaghan, Billy Boyd, Orlando Bloom, Andy Serkis, Christopher Lee, John Rhys-Davies, Bernard Hill, Miranda Otto, Hugo Weaving, David Wenham, Brad Dourif
Duração: 179 min

Após a captura de seus amigos (Monaghan e Boyd) pelos orcs, Frodo decide partir sozinho em sua jornada, acompanhado apenas pelo fiel Sam (Astin), estando, desta forma, dissolvida a Sociedade do Anel. Deixados para trás, Aragorn (Mortensen), Legolas (Bloom) e Gimli (Rhys-Davies) partem para resgatar os hobbits sequestrados.

Obra vencedora de dois Oscars 2003 (Melhor Edição de Som e Efeitos Visuais), dentre seis indicações (Mixagem de Som, Direção de Arte, Edição e Melhor Filme). Premiada, ainda, com outros 57 prêmios pelo mundo.



____________
O Retorno do Rei
(The Return of the King)

Ano: 2003
Direção: Peter Jackson
Roteiro: J.R.R. Tolkien (livro), Peter Jackson, Fran Walsh, Philippa Boyens
Elenco: Elijah Wood, Sean Astin, Andy Serkis, Viggo Mortensen, Ian McKellen, Dominic Monaghan, Billy Boyd, John Rhys-Davies, Orlando Bloom
Duração: 201 min

Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf (McKellen) e Pippin (Boyd) partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Um exército é reunido por Theoden (Hill) em Rohan, em mais uma tentativa de deter as forças de auron. Enquanto isso Frodo (Wood), Sam (Astin) e Gollum (Serkins) seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição, para destruir o 'Um Anel'.

Se tornou a sexta maior bilheteria da história, atrás apenas de Avatar, Titanic, Os Vingadores, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 e [OMG!] Transformers - O Lado Oculto da Lua. Único filme da Trilogia do Anel a atingir a marca de US$ 1 bilhão, e o segundo a atingir essa marca na história. Arrebatou incrivelmente as onze indicações ao Oscar 2004 que recebeu (confira lista abaixo), mais quatro BAFTAs e outros quatro Globos de Ouro, dentre inúmeras premiações pelo mundo.

Oscar 2004:

Melhor Filme Melhor Diretor
Melhor Roteiro Adaptado Melhores Efeitos Visuais
Melhor Direção de Arte Melhor Edição
Melhor Figurino Melhor Maquiagem
Melhor Mixagem de Som Melhor Trilha Sonora
Melhor Canção Original





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...