14 de jan. de 2013

Festival de Trilogias +Filmes

Pois é. O cinema tá em crise. Na verdade, todos os segmentos da indústria artística estão em crise, não é de hoje e não é esse o assunto no momento. A crise do cinema, que já foi abordada numa matéria da Superinteressante postada aqui no blog há um tempo, O fim da criatividade em Hollywood, é uma das causas do que pode ser chamado de prostituição cinematográfica, ou seja, a exploração incansável de um filme ou personagem no cinema. Exemplos são inúmeros e, pessoalmente, isso acaba com a graça das produções. Shrek já era, Aliens vs Predador não era nem pra ter existido, Pânico 4 foi um fiasco, um espetacular Homem Aranha agora não fez sentido nenhum, etc e tal.

Motivo para esse escárnio não é aversão fóbica e tão somente. É que geralmente filmes que continuam são os que fizeram sucesso inicialmente e, assim, adquiriram seu mérito individual. Quando continuações vêm, principalmente se não faziam parte da ideia original, a essência do filme vai se esvaindo, quando não se comete o equívoco de fazerem um Hannibal - A Origem do Mal toscão com silêncios de inocentes e dragões vermelhos vindo antes. É como uma rasteira na pobre da história, passível de um espectador atento se sentir constrangedoramente lesado ou ofendido. Oh Anderson, cuidado com o hobbit, pelo amor de Deus!

Entretanto, vez por outra surge uma série de filmes magníficos, geralmente, como já dito, continuações presentes da ideia original. Claro que existem também vários exemplos, um recente é a trilogia do Cavaleiro das Trevas, do Nolan, que foi até adjetivada como a melhor série de super-herois dos últimos tempos. Aproveitando esses exemplos e o sucesso que foi o Festival de Natal, a gente do +Filmes selecionou algumas trilogias supimpas - que a gente gosta - e, já a partir de ontem, 13 de janeiro, começou a compartilhar, com a clássica trilogia De Volta Para o Futuro. Hoje já teve O Exterminador do Futuro (a trilogia clássica), e assim vai ser até sábado que vem,  19, com algumas surpresinhas lindas pra quem acompanhar.

Por causa de uns problemas de acesso, não conseguímos postar tanto o filme de ontem cedo, quanto essa apresentação, mas tudo resolvido, o festival vai seguir com fé e, com certeza, vai ser a primeira de várias edições. Até a possibilidade de lucro acabar.

Beijo na tia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...